06 janeiro, 2007

Almodóvar e o universo feminino novamente em foco


O irreverente cineasta espanhol Pedro Almodóvar retorna ao mundo das produções cinematográficas com mais um filme que relata o universo feminino. Após dois anos da estréia de “Má Educação”, seu último filme, Almodóvar volta às telas como diretor e roteirista do envolvente “Volver”.

Sinopse e Temática

O filme conta a história de Raimunda (interpretada por Penélope Cruz), uma jovem mãe trabalhadora que tem uma filha adolescente e um marido desempregado. Este é morto pela filha ao tentar abusá-la sexualmente. Raimunda tem uma irmã mais velha, Sole (interpretada por Lola Dueñas), e ambas acham que a mãe, Irene (Carmem Maura), está morta. Ao longo do filme, desvendam-se os mistérios do passado de Raimunda e de sua mãe tornando a película extremamente interessante.

Entre outros temas interessantes, Volver retrata o abuso infantil, a revelação dos segredos de família e o casamento mantido por aparência. E mesmo com a não-linearidade da trama, o cineasta ainda consegue prender a atenção dos espectadores alternando o drama e a comédia nas cenas exibidas.

“Volver” termina deixando a vontade de ver mais a trama de tão envolvente que ela se torna, fazendo com que o final dê a impressão de que o filme ainda terá mais a apresentar.

Direção e Elenco

Almodóvar consagrou-se como diretor de filmes que retratam o universo feminino por ter em seu currículo direções como “Kika” (1993), “Mulheres à beira de um ataque de nervos”(1988) e “Tudo sobre minha mãe”(1999). Mas em “Volver”, Almodóvar retoma esse universo de uma forma peculiar, conseguindo captar plenamente a alma humana.

Como já era de se esperar de um cineasta como Almodóvar, o elenco é formado por três atrizes, que particularmente deram um show de interpretação. Penélope Cruz (Raimunda), Carmem Maura (Irene) e Sole (Lola Dueñas) incorporaram suas personagens de uma forma muito intensa e realista. As atrizes Penélope Cruz e Carmem Maura já participaram de outros longas-metragens dirigidos por Almodóvar, como “Tudo sobre minha mãe” e “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, respectivamente.

Características técnicas

Com melodias incidentais tipicamente hispânicas, a trilha sonora se configura como um dos elementos de destaque do filme. A trilha também traz Penélope Cruz cantando “Volver”, um dos clássicos tangos de Carlos Gardel. Além do roteiro espetacular, o filme mantém a característica marcante de todas as produções “almodovarianas”: a fotografia. As cenas são dotadas de cores fortes, especialmente o vermelho, um tom bastante usado pelo cineasta.

Para mais informações sobre o filme, confira:

http://www.sonyclassics.com/volver/

Por Díjna Torres
hecate_ml@hotmail.com

Nenhum comentário: