08 janeiro, 2007

Campanha “Otimizar é preciso” coloca em pauta o controle dos gastos da UFS


Visando reduzir os diversos gastos e desperdícios dos recursos da instituição, a Universidade Federal de Sergipe iniciou a campanha “Otimizar é Preciso!”. A Coordenação Geral de Planejamento (COGEPLAN), por meio da Coordenação de Controle de Custos (COC), e a Assessoria de Comunicação da UFS (ASCOM) são os órgãos idealizadores do projeto.

Dados comparativos entre os anos de 1998 e 2006 mostram um crescimento significativo na quantidade de vagas oferecidas e no quadro de funcionários e docentes. Paralelamente, houve uma ampliação de sua estrutura física, que hoje abrange mais de 100.000 m² de área construída.

Apesar da ampliação da estrutura física da UFS, o orçamento disponível para o custeio dos gastos da Universidade não acompanhou seu desenvolvimento. Tendo em vista essa questão, foi criada em 2005 a COC, órgão ligado diretamente a COGEPLAN e que tem por principal objetivo reduzir os custos operacionais da instituição. Para tanto, as metas da COC são a implantação de um sistema de monitoramento e controle de custos e a conscientização e sensibilização da comunidade universitária sobre a necessidade de evitar os desperdícios.

Sobre a campanha

Segundo Luiz Marcos de Oliveira Silva, Coordenador da campanha “Otimizar é Preciso!”, cerca de 90% dos recursos da instituição são destinados ao pagamento de pessoal. As verbas restantes são repassadas para o custeio e manutenção da UFS. Por isso, segundo ele, a otimização dos gastos torna-se uma medida necessária e fundamental, sobretudo com a vigente expansão da Universidade. “Precisamos utilizar bem os nossos recursos. É inadmissível que se gaste 2,3 milhões por ano de energia elétrica. Isso é cerca de 12,1% de todo o custeio da instituição”, pondera.

Ainda segundo o coordenador da campanha, os gastos com energia poderiam ser reduzidos com iniciativas simples como evitar o uso abusivo do ar condicionado, apagar as luzes em ambientes não utilizados etc. Outro exemplo dado por Luiz Marcos, é o desperdício excessivo de alimentos no Restaurante Universitário (RESUN). “Até o ano passado, cerca de 2,5 toneladas de alimentos eram desperdiçadas todo mês no restaurante. Hoje, com a implantação do sistema self-service, conseguimos reduzir esse desperdício para algo em torno de 1 tonelada ao mês, o que continua alto”, avalia.

Para a professora Jenny Dantas Barbosa, Coordenadora Geral de Planejamento, a otimização dos diversos recursos tem sido uma preocupação constante de todas as instituições de ensino superior, em especial das federais, esclarece. Ela explica ainda que a UFS foi uma das instituições pioneiras no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de recursos para a otimização dos custos. “Nós deflagramos esta campanha com o objetivo de estimular uma mudança de atitude. As universidades públicas são de todos. Cada professor, servidor e estudante tem que ter a consciência de que otimizar é uma atitude de preservação de recursos, sejam financeiros, pessoais ou ambientais”, salienta a coordenadora.

Iniciativas

Além da campanha “Otimizar é Preciso!”, outras medidas de redução de gastos também estão sendo tomadas, como: a implantação de um sistema de cotas para o uso dos telefones pelos diversos órgãos da instituição, a revisão de contratos de terceirização de trabalho, de serviços postais, a instauração de pregões eletrônicos para aquisição de materiais e o acompanhamento das diversas planilhas de custos.

No âmbito da otimização dos gastos com energia elétrica, houve a análise e negociação de um contrato de desempenho com a ENERGIPE, que culminou com a substituição de 110 aparelhos de ar condicionado no Hospital Universitário. Além disso, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) disponibilizou recursos para a substituição das câmaras frigoríficas do RESUN, cuja aparelhagem já possui cerca de 20 anos de uso.

“Além da apresentação de ações para a otimização dos recursos da UFS, a campanha ‘Otimizar é preciso’ visa sensibilizar a comunidade acadêmica para a variável ambiental” explica Luiz Marcos. Neste sentido, está sendo trabalhada a idéia “otimizar também é preservar”, explica o coordenador da campanha.

Neste âmbito, também estão sendo implantados postos de coleta seletiva de resíduos, que irão beneficiar entidades como a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos (CARE), que possui vínculo com a UFS junto à UNITRABALHO, órgão ligado à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).

Para maiores informações:

Luiz Marcos de Oliveira Silva – Coordenador de Controle de Custos
E-mail: coc@ufs.br
Fone: 3212-6451

Site da campanha “Otimizar é Preciso!”

Por Octávio Ferreira

Nenhum comentário: