22 janeiro, 2007

Kitesurf é o esporte radical do verão sergipano



Calor intenso, litoral abundante e ventos fortes são ótimos pré-requisitos para se dedicar a um novo esporte como o Kitesurf. Conhecido também como Kiteboarding, ou Flysurf, ele desperta interesse e ganha adeptos entre os sergipanos. Criado em 1985 por dois franceses, os irmãos Bruno e Dominique Legaignoux, o esporte alcançou popularidade na segunda metade da década de 1990, logo se difundindo pelo mundo. Em Sergipe, a atividade começou a ser praticada há quatro anos por alguns interessados e, devido ao grande sucesso, conta hoje com mais de cem praticantes.

Com uma mistura de surfe, windsurf e wakeboard, o Kitesurf é um esporte que utiliza uma pipa e uma prancha. O praticante, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionado pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-la, através de uma barra, desliza pela água fazendo manobras radicais de acordo com a intensidade do vento. Aliás, este é um fator fundamental para a prática do esporte. Segundo o instrutor Rodrigo Cardoso, o vento direciona não só o ritmo das manobras, mas também os horários dos treinamentos. “Quando o vento está favorável, vou para o mar e fico lá durante todo o tempo em que as condições permaneçam adequadas", comenta Cardoso.

As competições

Normalmente, as competições são realizadas em forma de baterias, nas quais dois competidores disputam entre si a classificação para uma próxima fase. Aquele que avançar direto da 1ª fase aguarda o campeão da repescagem para a decisão. “No Estado de Sergipe ainda não há competições. Estamos esperando aumentar mais o número de praticantes para assim podermos realizar os campeonatos”, informa Rodrigo Cardoso.

Cursos e instruções

Qualquer pessoa pode praticar o esporte, basta saber nadar. Entretanto, recomenda-se o acompanhamento de um instrutor ou de uma pessoa que já tenha praticado a modalidade, pois o Kitesurf pode se tornar perigoso, caso não sejam tomados os devidos cuidados. Em Sergipe, já existem instrutores cadastrados que oferecem ao iniciante a oportunidade de praticar o kitesurf com segurança.

Aracaju, conta com duas escolas que ofertam cursos e dão toda a assistência para o iniciante. Em geral, o curso é tem uma duração de 10 horas, abarcando as noções básicas para guiar o equipamento com segurança. “O Kitesurf, como qualquer esporte radical, apresenta riscos e você tem que saber o que está fazendo, tem que ser prudente. Então o iniciante não pode simplesmente pegar a prancha e andar sozinho, pois sem os devidos conhecimentos ele pode se machucar ou ferir alguém”, ressalta Cardoso.

Por Taís Olívia

Para maiores informações, acesse:

Associação Brasileira de Kitersuf

Aracaju Kitesurf school

Base Kitesurf

Nenhum comentário: