10 janeiro, 2007

Animação é objeto de pesquisa em grupo de estudos da UFS


Em uma iniciativa inédita na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o professor Jean Fábio Borba, docente do Departamento de Artes e Comunicação, desenvolve um grupo de estudos e pesquisa em animação. O objetivo inicial é a reunião de acadêmicos interessados em pesquisar, estudar e debater sobre a animação e suas diversas faces, visando o aprendizado e a preparação de diferentes textos e artigos sobre o assunto.

A idéia da formação do grupo surgiu mediante o interesse pessoal do professor na área. Segundo Jean Borba, havia uma grande expectativa por estudos no campo da animação por parte dos alunos para os quais ele lecionava, em sua grande maioria do curso de Radialismo. Tal fato foi um dos pontos-chave para a formação do grupo, que já conta com 22 inscritos.

Estudar animação em um ambiente com baixo custo, por meio de leitura de textos e artigos e trabalhar com a linguagem da animação são os principais objetivos do grupo. O professor Jean Borba explica que o aluno vinculado ao grupo deve ter um preparo e um grande interesse na área, visto que o material sobre animação é bastante escasso no Brasil e muitos dos trabalhos publicados se encontram em língua estrangeira.

Atualmente, apenas acadêmicos voluntários estão inscritos. O grupo já se encontra em processo de vinculação efetiva junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a concessão de bolsas de estudo. Entre as iniciativas futuras do grupo estão a preparação de atividades para a área de extensão comunitária e a criação de pequenos trabalhos animados.

A primeira reunião do grupo está marcada para o dia 13 de janeiro, onde serão encaminhados os primeiros textos para estudos. A criação de uma lista de discussão e de um Blog também fazem parte da pauta da reunião. O professor Jean Borba afirma que as atividades do grupo estão abertas para todos os interessados na área.

Por Octávio Ferreira
otaviorx@yahoo.com.br

Para maiores informações, entre em contato com o professor Jean Fábio Borba:
jfborba@yahoo.com.br

Nenhum comentário: