07 janeiro, 2007

Centro de Valorização da Vida já funciona em Sergipe

Os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) já atendem os primeiros telefonemas da população sergipana. Em funcionamento desde o dia 11 de dezembro de 2006, o CVV chegou a Aracaju após 44 anos de atuação como programa de prevenção a suicídios. O Centro conta com 57 postos em todo o Brasil, totalizando cerca de 3.000 voluntários.

Por ser um movimento filantrópico, civil e sem fins lucrativos, os postos do CVV são adotados por instituições mantenedoras. Em Sergipe, a fundadora do Posto Samaritano CVV foi a Associação Amigos da Vida de Sergipe (Avise). Segundo Francisco Eustachio, voluntário do CVV e membro da Avise, a motivação de criar um posto em Sergipe partiu da própria missão do Centro: “valorizar a vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais plena e, conseqüentemente, prevenir o suicídio”.

Atualmente, o posto CVV ocupa uma dependência da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp). Futuramente, os planos são de conquistar uma sede própria, conforme afirma Eustachio.

Atendimento

Os voluntários do CVV não atuam somente na prevenção de suicídios. “Todas as pessoas que sentem a necessidade de ajuda são tratadas com respeito, compreensão e sem críticas”, ressalta o voluntário do Posto Samaritano. “O CVV não funciona como terapia, mas sim como apoio emocional”, segundo informações do site do Centro na Internet.

Os voluntários do posto foram selecionados após a realização de um curso de capacitação. Por não cumprir o atendimento integral de 24 horas diárias, o Posto do CVV em Sergipe ainda é denominado de Samaritano. São 14 voluntários que trabalham todos os dias, das 14h às 22h, através do telefone 3213-7601.

No entanto, Eustachio salienta a necessidade de aumentar o voluntariado do Centro. “Se possível, já em janeiro de 2007 iniciaremos um outro processo de seleção de voluntários”, completa. Outra forma de atendimento à população é o contato pessoal, que funciona no horário das 14h às 18h, no Posto do CVV.

Suicídio em números

Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio foi de 4,5 a cada grupo de 100 mil habitantes em 2004, no Brasil, índice considerado baixo pela Organização Mundial de Saúde.

A Região Sul do Brasil foi onde se registrou o maior número de casos. Foram 7.987 pessoas que cometeram suicídio no ano de 2004. O Nordeste apresentou 1.644 casos. A tabela seguinte contém dados referentes ao ano de 2004 sobre a mortalidade por suicídios no estado de Sergipe e em sua capital, Aracaju.


Mortalidade masculina por suicídios

Mortalidade feminina por suicídios

Sergipe

6,1 / 100 mil hab.

2,3 / 100 mil hab.

Aracaju

6,2 / 100 mil hab.

1,9 / 100 mil hab.

Fonte: Ministério da Saúde


Para mais informações:

Posto Samaritano CVV Sergipe

Rua Boquim, 693 – Bairro São José – Aracaju/SE
Telefone: 3213-7601 (diariamente, das 14h às 22h)
E-mail: samaritano_cvv_sergipe@yahoo.com.br

Site do Centro de Valorização da Vida


Por Carlos Eduardo Lordelo

carloslordelo@yahoo.com.br

Nenhum comentário: