18 janeiro, 2007

Curso de Ciência da Atividade Física e do Esporte busca melhorar a capacitação dos profissionais da área


O último vestibular da Universidade Federal Sergipe (UFS), realizado recentemente, apresentou diversas novidades. Dentre tantas, como, por exemplo, mais vagas e novos campus, é bem provável que a mais “festejada” pelos estudantes tenha sido a oferta de novos cursos – alguns até então inexistentes no Estado. É nesse contexto que se enquadra o curso de Ciência da Atividade Física e do Esporte.

O curso foi inserido no manual do estudante, que os vestibulandos recebem no momento em que se inscrevem no vestibular, com o nome de Educação Física – Habilitação em Ciência da Atividade Física e do Esporte, Bacharelado. Já que a Licenciatura continua sendo ofertada, surge a dúvida: é um novo curso ou o antigo foi dividido?

Respondendo à questão, o chefe do Departamento de Educação Física (DEF), professor Pedro Jorge Morais Menezes, diz que “esse é um novo curso”. Diferente da licenciatura, “será voltado para a formação de um profissional que atenderá ao mercado não-escolar”, explicou o chefe do DEF. Ou seja, o graduado em Ciência da Atividade Física e do Esporte atingirá todo o mercado de trabalho da área, com exceção das escolas – função da licenciatura. Assim, academias, hospitais, clubes, condomínios e clínicas passam a ter um profissional direcionado.

Segundo Menezes, o Ministério da Educação (MEC) exigiu essa “melhor distribuição dos conteúdos curriculares” para bem atender à exigência da sociedade. Para o professor, isso foi importante já que há uma preocupação de estarem inserindo no mercado “profissionais com currículos defasados, sem competência de atuar tanto em uma quanto em outra área”, acrescentou o acadêmico.

Como essa divisão de mercado não existia anteriormente, cabia ao profissional formado no curso de Educação Física Licenciatura a competência de atuar em ambas as áreas. Dessa forma, o DEF está num processo de transição. Alunos que ingressaram no curso até o vestibular de 2006 continuam com a grade curricular antiga. Isso significa que suas graduações lhes darão condições de atuar nos campos de abrangência da Licenciatura e do Bacharelado.

2006 e 2007: vagas e concorrências

No Processo Seletivo Seriado 2007, foram disponibilizadas 100 vagas para o curso de Educação Física como um todo. Em relação a 2006, ano em que 80 vagas foram divididas igualmente entre primeiro e segundo semestre, houve um aumento de 25%.

A divisão no último PSS foi feita de maneira que cada Habilitação ficou com metade das vagas. No entanto, Educação Física – Habilitação em Ciência da Atividade Física e do Esporte Bacharelado, iniciará suas aulas no primeiro semestre, enquanto os aprovados em Educação Física Licenciatura começarão a estudar apenas no segundo.

A concorrência no vestibular de 2006 ficou em 14.59 alunos por vaga, uma vez que 1167 candidatos concorreram a 80 vagas. Já este ano a procura diminuiu – possivelmente devido à oferta de novos cursos na área de Ciências Biológicas e da Saúde. Educação Física Bacharelado teve 250 inscritos (cinco candidatos para cada vaga) e Educação Física Licenciatura 439 (8,78 por vaga).


Por Hádam Lima

Para maiores informação sobre a atividade de Educação Física no Brasil, acesse:

Conselho Federal de Educação Física - CONFEF

Um comentário:

Anônimo disse...

sou academico do curso de bacharel em ciência do esporte gostaria de saber se este curso após a minha formação poderei solicitar registro perante o cref. pois li uma materia sobre o bacharel em esportes pela usp e o cref eu gostaria de esclarecimento relacionado ao registro perante este conselho. obrigado.
L.B.