11 dezembro, 2007

Cinema Sergipano ganha novas projeções

A produção audiovisual em Sergipe encontra-se em uma nova fase: a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), criou o primeiro edital de incentivo à produção audiovisual. Esse edital, lançado em maio de 2007, encontra-se agora em processo de financiamento aos diretores. A verba aplicada no projeto, no valor de 15.000 reais é destinada para a produção de cinco curtas-metragens que serão exibidos na Aperipê TV e nos projetos culturais da Prefeitura de Aracaju, como o Circuito ‘Arte em Toda Parte’.

A diretora de curtas-metragens Deborah Fernandes, graduada em Rádio e TV pela UFS, foi uma das selecionadas pela Funcaju para produção de um curta-metragem. Segundo Deborah cujo curta se chamará ‘Sensacional’, as gravações das suas cenas começaram no dia 2 de dezembro. Deborah afirma que o Núcleo de Produção Digital ‘Orlando Vieira’ tem sido o grande impulsionador para esse crescimento da nova cena audiovisual. "Essa iniciativa de resgatar (a cena audiovisual) possibilita conhecer muita gente inteligente, com vontade de aprender, e que, anteriormente, não tinham oportunidade".

O Núcleo de Produção Digital ‘Orlando Vieira’ faz parte de um projeto criado pelo Ministério da Cultura que pretende criar e fortalecer uma cena audiovisual nos estados que não apresentassem tamanha solidez nesse âmbito. No total, são onze estados que atualmente participam desse projeto do Ministério da Cultura.


Entretanto, o Núcleo de Produção Digital vem apresentando dificuldades na sua trajetória como a burocracia estatal para a chegada dos equipamentos e a liberação de recursos. Dessa maneira, a primeira turma do curso de Formação e Capacitação em Audiovisual ainda não pode concluir o curso, pois os equipamentos de edição de imagem e de captação de imagem e áudio ainda não chegaram. Segundo Gabriela Caldas, diretora pedagógica do Núcleo, o curso se normalizará em janeiro de 2008.

Sobre o incentivo à produção audiovisual em Sergipe, Gabriela Caldas afirma que a Fundação Aperipê tem um convênio de divulgação dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Produção Digital. Além da Fundação Aperipê, o edital da Funcaju mostrou-se de extrema importância, segundo Gabriela. “Não apenas o dinheiro que eles contemplam, mas os equipamentos do Núcleo estão disponíveis para estas produções. É uma chance que eu, como diretora de curtas-metragens, gostaria de ter tido. Os profissionais que estão sendo formados pelo Núcleo encontram-se plenamente capazes de trabalhar no mercado”, afirma.

Em 2008 o Núcleo de Produção Digital pretende iniciar novos cursos de capacitação, dentre eles, as oficinas de Direção de Arte, Cenografia, Produção, Assistente de Direção, Preparação de ator, Planos de Filmagem, Documentário, entre outros. Além de todos esses cursos, se dará início à segunda turma de Formação e Capacitação em Audiovisual, com o início do primeiro módulo de aulas. Dos 150 inscritos, 30 serão selecionados após uma entrevista, para a criação da segunda turma do curso de Capacitação em Audiovisual do Núcleo, que iniciará no dia 7 de janeiro.


Por Domingos Lessa
Foto: Edinah Mary

Nenhum comentário: