21 dezembro, 2007

Estudantes discutem produção acadêmica

Periodicamente, estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) saem de seus laboratórios e salas de aula para compartilhar resultados e experiências. Essa semana, a universidade se transformou em um palco de discussões: através de palestras, oficinas e minicursos, alunos discutiram perspectivas para a graduação na UFS e os desafios no ensino, pesquisa e extensão.

A II Semana de Estudos da Graduação (Segrad) aconteceu entre os dias 17 e 20 de dezembro, reunindo cerca de 310 inscritos. Para os minicursos, as inscrições foram realizadas à parte e 180 pessoas se matricularam. A coordenadora da Segrad, Maria Inêz Oliveira Araújo, disse que o número de pessoas presentes é superior ao ano passado, mas que ainda não está contente. “Falta mais divulgação e integração entre os departamentos. Só assim conseguiremos mobilizar toda a comunidade acadêmica”, diz.

A estudante do 4° período de Biologia, Márcia Leite, diz que, além de levar à comunidade universitária o que está sendo produzido na instituição, o evento promove o nosso desenvolvimento profissional. Já Karolina Andrade, que cursa o 2° período de Geologia, diz que estava apenas interessada em participar dos minicursos. “Eu não preocupo em saber o que outros alunos estão produzindo, a não ser que seja do meu interesse pessoal”, confessa.

Avanços

Em relação à primeira edição do evento, que aconteceu em novembro do ano passado, várias mudanças foram feitas. Dessa vez, foram discutidos apenas assuntos relacionados à graduação, enquanto no ano passado o tema dos trabalhos era livre. Segundo Maria Inêz, além de a UFS não estar preparada para realizar um evento tão amplo, a centralização dos debates em um único tema aprofunda a discussão.

Outra mudança foi a redução do número de palestras e o aumento das sessões de comunicações orais, com um total de 99 apresentações. Nessa edição, dez trabalhos foram rejeitados pela comissão científica. A coordenadora diz que a banca julgadora foi bem criteriosa e que apenas os trabalhos “sem pé nem cabeça” não foram aceitos. “Apesar do visível bom desempenho, ainda existe uma certa limitação na escrita acadêmica dos estudantes. É um ponto que ainda temos que discutir e melhorar”, disse Maria Inêz.

Outras iniciativas

Os alunos da UFS ainda contam anualmente com outras oportunidades para apresentar a sua produção acadêmica à comunidade universitária. Entre os dias 27 e 30 de novembro aconteceu a IV Semana de Extensão Popular, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em que os estudantes tiveram a chance de mostrar trabalhos feitos junto à população, além de promover uma maior integração entre a universidade e a comunidade.

Voltados para a pesquisa, também acontecem o Encontro de Iniciação Científica e o Encontro de Pós-Graduação. Os eventos coordenados pela Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (Posgrap) aconteceram esse ano simultaneamente entre os dias 16 e 19 de outubro, exibindo trabalhos de pesquisa realizados na universidade. O Encontro de Iniciação Científica promove também o Prêmio Destaque do Ano, que contempla trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes da UFS.

Com uma proposta científico-literária, o Caderno do Estudante é lançado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) da UFS, reunindo artigos científicos, poesias, contos e crônicas produzidas pelos alunos. O Caderno do Estudante 2006 (a edição mais recente) foi lançada no dia 3 de outubro desse ano e, segundo o coordenador de Promoções Culturais e Esportivas, José Marcos Monteiro, foram distribuídos 600 exemplares na UFS, em outras universidades brasileiras e também em universidades estrangeiras.

Por Fernando Pires
Foto: Fernando Pires

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