13 dezembro, 2007

Sedentarismo nas Escolas Públicas

Esporte faz bem à saúde. A constatação é tão banal quanto dizer que toda a criança precisa se desenvolver fisicamente. Porém, o esporte na infância ainda é desvalorizado em Aracaju. Em virtude da emergência do assunto, os professores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (DEF-UFS) vêm construindo um amplo debate sobre o tema.

Entre os dias 10 e 12 de dezembro foi realizada a 5ª Semana de Educação Física. Com 300 inscritos, entre estudantes, profissionais e pesquisadores, o evento abordou a necessidade do esporte na educação básica. Entre as atividades, houve palestras no Ginásio de Esportes, apresentação de pôsteres e o lançamento do livro “Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes”, escrito por vários docentes do DEF.

Além disso, foi criado recentemente o curso de especialização em Educação Física Escolar na UFS, que é coordenado pelo professor Tarcísio Grunnenvaldt e está atualmente em sua primeira edição. O vice-coordenador do curso, Omar Schneider, diz que é importante habilitar profissionais devidamente preparados para lidar com as crianças e lutar pela construção de uma educação que vise também o bem-estar físico das crianças.

“Hoje, não existe educação física para as crianças nas escolas públicas”, alerta Schneider. Segundo Rosa Cristina Ettinger, membro da coordenação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, a educação física foi retirada da grade curricular básica e passou a ser executada como uma atividade complementar, planejada pelo professor. Vale lembrar que o Estatuto da Criança e do Adolescente obriga a comunidade e o poder público a assegurar o direito ao esporte.

Omar Schneider afirma que os pais também colocam a educação física em um plano secundário. Para o vendedor Paulo Hernandes, a educação física tem um papel muito importante na formação de qualquer aluno, mas a qualidade do ensino didático é preferencial. Ainda assim, Hernandes, que tem um filho de oito meses, não quer um futuro sedentário para a criança. “Quero muito que ele vá além dos estudos e tenha uma vida esportiva saudável. Por isso, acredito que, além de um ensino de qualidade, uma escola deve oferecer educação física”, completa.


Por Fernando Pires

Blog da Pós-Graduação em Educação Física Escolar (UFS)

Ilustração: Folder do evento EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, disponível no site http://www.posescolar.blogspot.com/

Nenhum comentário: